CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

Pesquisa

Pesquisa personalizada

sexta-feira, 6 de junho de 2008

- Venezia-O Palácio do Doge














O Palácio do Doge é um palácio em arquitetura gótica, na cidade de Veneza, Itália. Foi construído de 1309 a 1424, projetado possivelmente por Filippo Calendario. Giovanni Bon e Bartolomeo Bon criaram a chamada Porta della Carta, um monumental portão em estilo gótico tardio na Piazzetta, ao lado do Palácio.

O Palácio foi a residência do Doge de Veneza e contém os escritórios de várias instituições políticas, organizados ao redor de um pátio central. O primeiro andar foi ocupado por escritórios de advocacia, a Chancelaria, os Censores e o Escritório Naval. No segundo andar estavam a Grande Câmara do Conselho, a Câmara de Votação e os apartamentos do Doge. O terceiro piso apresenta a Sala del Collegio (adornada com pinturas, incluindo a de vários Doges e o Lepanto, de Paolo Veronese, onde os embaixadores estrangeiros eram recebidos. Há salas usadas por corpos governamentais e também uma Cãmara Bussola, onde os cidadãos podia submeter suas reclamações.





















































Talvez a sala mais espetacular seja a Câmara do Grande Conselho ou Sala del Maggior Consiglio, originalmente a sala de reuniões da legislatura. A sala é ladeada de pinturas de antigos Doges e o enorme Paraíso, de Tintoretto, considerada a maior tela do mundo em tela.

Outra grande sala é a Sala dello Scrutinio, com outras pinturas de Doges e o quadro Batalha de Lepanto, de Andrea Vicentino. Nos fundos do Palácio está a Ponte dos suspiros, anexa à prisão.

0 comentários: