CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

Pesquisa

Pesquisa personalizada

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Venezia: Veneza


Veneza ( em italiano Venezia, em vêneto Venezsia) é uma cidade italiana da região do Vêneto, província de Veneza, com cerca de 266.181 habitantes, conhecida pelos seus canais e pela catedral de São Marcos. Estende-se por uma área de 412 km2, tendo uma densidade populacional de 646 hab/km2. Faz fronteira com Campagna Lupia, Cavallino-Treporti, Chioggia, Jesolo, Marcon, Martellago, Mira, Mogliano Veneto (TV), Musile di Piave, Quarto d'Altino, Scorzè, Spinea.
A cidade se tornou uma potência comercial a partir do século X, no qual sua frota já era uma das maiores da Europa. Como cidade comercial, tinha várias feitorias e controlava várias rotas comerciais no Levante. Eram suas feitorias cidades como Negroponto e Dirraquium, assim como ilhas inteiras: Creta, Rodes, Cefalônia e Zante, por exemplo. O historiador Fernand Braudel classificou-a como a primeira capital econômica do Capitalismo.

Canal Grande e ponte de Rialto A famosa Ponte Rialto, em Veneza, foi construída em 1588. O projeto, assinado por Antonio da Ponte, venceu um concurso que teve participação de célebres artistas, como Michelangelo. Até 1854, esta ponte era a única maneira de os pedestres cruzarem o grande canal.
É uma cidade muito conhecida pelos seus passeios românticos, levando muitos casais a passarem suas luas-de-mel lá.


Nesta Cidade Nasceram os Papas: Gregório XII, Eugênio IV, Paulo II, Alexandre VIII, Clemente XIII, Pio X
A parte de Veneza em terra firme é a fracção comunal de Mestre.


Carnaval em veneza
Mascaras de Carnaval
Ponte de Rialto
Palacio do Doge
Basilica de San Marco

1 comentários:

marianaduol1 disse...

oláaaaa.. td bem?? vi seu coment no meu..e topo sim viu;) muito legal seu blog..;)) vou colocar no meu link d favoritos ok? bju;**