CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

Pesquisa

Pesquisa personalizada

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Fortaleza





A cidade de Fortaleza desenvolveu-se sobre suaves ondulações litorâneas, às margens do Rio Pageú. Está localizada no litoral norte do estado do Ceará

O clima é predominantemente equatorial e intertropical, favorecido por suave e constante brisa vinda do mar, que proporciona uma temperatura média de 27º. As chuvas são mais frequentes nos meses de janeiro a julho, numa média anual de aproximadamente 1.600mm.

Folclore
As principais manifestações folclóricas cearenses têm suas raízes na miscigenação das crenças e costumes dos brancos e negros que aqui chegaram nos primórdios de nossa povoação, com os dos indígenas que aqui já estavam. Fortaleza sempre representou para o folclore cearense um excepcional canal de divulgação. As manifestações folclóricas cearenses mais conhecidas são:

Bumba meu-boi ou Boi-Ceará - cantos e danças de culto religioso ao boi, de tradição lusuibérica.
Dança do Côco - originária dos negros. Na praia é somente para homens e no sertão é dançada aos pares.
Torém - dança indígena originária dos Tremembés.
Maracatu - de origem africana, consiste num cortejo dançante e, homenagem aos reis.
Violeiros, Cantadores e Emboladores - manifestação musical, na maioria das vezes expressando críticas sociais. É de origem tipicamente nordestina.
Centro Cultural Dragão do Mar, Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema, 55 85 488-8600, Fax:85 488-8623. Inaugurado em 7 de agosto de 1998, o Centro Cultural possui 30 mil metros quadrados de área para vivenciar a Arte e a Cultura Cearenses. Possui atrações como o Memorial da Cultura Cearense, o Museu de Arte, o Cine-Teatro, o anfiteatro, a Oficina de Arte e o Planetário.
Ponte dos Ingleses (Metálica), Rua dos Cariris, s/n, Praia de Iracema. A construção foi iniciada em 1923, pela empresa inglesa Nestor Grifts. Nunca funcionou como porto. A sua vista do pôr do sol é considerada a mais bela da cidade.
Praça do Ferreira, entre as ruas Floriano Peixoto, Guilherme Rocha, Major Facundo e Pedro Borges, no Centro. É o centro vital da cidade, onde ao seu redor os inúmeros prédios de importância histórica dividem espaço com diversos estabelecimentos comerciais que ali se concentram. A praça foi inaugurada em 1829, com o nome de Feira Nova. Em 1842, passou a ser chamada Largo das Trincheiras. Em 1871, recebeu a denominação de Praça do Ferreira em homenagem ao boticário Antônio Rodrigues Ferreira. Ao longo da sua história, passou por várias reformas. A última delas se deu em 1991, onde foi instalada uma nova coluna da hora e redisposição de seus jardins, resgatando, assim, sua arquitetura original. A praça foi escolhida, pela população, como ícone da cidade.
Theatro José de Alencar, Praça José de Alencar, s/n, Centro, 85 252.2324 Inaugurado a 17 de junho de 1910, o Theatro José de Alencar sintetizou os ideais de “civilização e progresso” do início do século. Tombado como patrimônio histórico nacional, constitui um dos mais significativos monumentos artísticos da cidade.
Mercado dos Pinhões
Mercado Central
Catedral de Fortaleza
Estátua de Iracema - Mucuripe
Estátua de Iracema - Aterro da Praia de Iracema
Estátua de Iracema - Lagoa da Messejana



Para os amantes do litoral, com certeza Fortaleza é o lugar certo para se conhecer. Possui as praias mais bonitas da costa brasileira e praias para todos os tipos de bolso. Para quem quer uma praia bem movimentada dentro da cidade, onde o público principal é constituído pelos jovens, a opção é a Praia do Futuro, aonde você encontrará uma variedade de barracas de praia bem estruturas: desde atendimento de primeira à piscinas, quadras para vôlei de praia e futebol de areia, estrutura com babás e parques infantis além de outras comodidade.

Para quem gosta mais de sofisticação, a dica é o Beach Park, o maior parque aquático da América do Sul, você encontrará não só o parque aquático como uma estrutura de primeiro mundo a beira da praia. Música ao vivo com o melhor da pop music internacional e nacional, todos os dias. Para os interessados, o parque conta também com uma luxuosa estrutura hoteleira, bares, passeio em jipe nas dunas e tudo o que sua imaginação pedir.








0 comentários: