CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

Pesquisa

Pesquisa personalizada

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

O Carnaval de rua de São Luís


O Carnaval de rua de São Luís é animado por diversas brincadeiras populares.
Na folia, tomam conta das ruas os fofões, as tribos de índios, os blocos-de-sujos, os blocos tradicionais, a Casinha da Roça, além das escolas de samba.
O fofão é uma figura característica do carnaval maranhense, que se apresenta, usando macacão de chita, estampada de cores vivas, complementado por uma estranha e fantástica máscara. Isoladamente, ou em grupos, os fofões se divertem, assustando e provocando os outros brincantes.
Essa festa de cores, ritmos e diversão acontece em circuitos de ruas e bairros, destacando-se os circuitos de São Pantaleão e da Madre Deus - importantes pólos de cultura popular.
Para quem prefere o Carnaval de trios elétricos, a Avenida Litorânea oferece muita animação, tendo como cenário o bonito visual das praias.
Folia que se repete, em outubro, quando acontece o Marafolia, a micareta de São Luís.
Por tradição, a folia diária deve terminar com um delicioso caldo de ovos ou de mariscos, ou uma peixada (de preferência à beira do mar) para repor as energias e evitar a ressaca.
Para encerrar o período de folia, há o Carnaval do Lava-pratos, no domingo seguinte, na vizinha cidade de São José de Ribamar.

0 comentários: